Editar: Produzir conteúdo.

Não produzimos o objeto livro, produzimos conteúdo, o qual PODE ser transformado em livro.   Muito se tem discutido sobre a importância dos eBooks no mercado editorial. Nota-se que ainda há uma parte de profissionais que continuam sentados em cima de sua máquina offset renegando qualquer forma de suporte que não a clássica – o…

Leia Mais

Entrevista sobre Livro Infantil e sua importância na formação do pequeno leitor.

Entrevistamos Vanessa Oliveira Benassi* para falar sobre o mercado de livros para crianças Profissão Editor: O que é considerado livro infantil (faixa etária, assunto etc.)? Vanessa Oliveira: É possível considerar o livro infantil como qualquer publicação voltada para o público de 0 a 10 anos, muitas vezes se estendendo até 12, 13 anos. Agora, sobre…

Leia Mais

26ª edição da Convenção Nacional de Livrarias

Dia 24 de agosto a ANL – Associação Nacional de Livrarias – realizará a 26ª edição da Convenção Nacional de Livrarias. Este ano a edição reunirá, no Hotel Unique, em São Paulo, profissionais do mercado livreiro, editorial, empreendedores do setores e – quem sabe – curiosos. O escopo da Convenção é promover trocas de experiências, apresentar…

Leia Mais

Artigo sobre Marketing e comunicação com Carolina Bessa.

O marketing só faz campanhas. Será? Confira o artigo de Carolina Bessa* sobre comunicação especializada para o mercado editorial. Marketing: novos caminhos de uma antiga paixão O marketing tem um papel muito maior do que simplesmente fazer campanhas, pois é por meio dele que empresas e consumidores se conectam e, por isso, é estratégico para…

Leia Mais

Identidade Secreta: Ghost Writer

Convidamos a jornalista e escritora Joyce Moysés* para falarmos sobre a atividade de ghost writer O trabalho de ghostwriter consiste em escrever o livro do autor, com o autor. É uma das atividades que desenvolvo como jornalista, com potencial enorme de crescimento. Afinal, se todo mundo na vida quiser plantar uma árvore, ter um filho…

Leia Mais

Entrevista com o Ilustrador de Capas, Alexandre Santos

Entrevistamos Alexandre Santos*, ilustrador, que nos contou um pouco do processo de criação de capas de livros Profissão Editor: Qual a técnica de ilustração você usa?   Alexandre Santos: Trabalho pincipalmente com fotomanipulação digital, ou seja, eu fotografo a maioria das imagens, usando modelos e amigos posando para mim, depois busco as fotografias restantes em bancos de…

Leia Mais

Profissão Editor na FLIP 2016

Estivemos na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty e vamos contar o que vimos por lá. Na charmosa cidade de Paraty, ocorreu a 14ª Festa Literária Internacional de Paraty. Para quem nunca foi, o que ocorre nessa festa? Claro, muita literatura. Você pode assistir às mesas de discussão dentro da tenda ou do lado de fora,…

Leia Mais