Convenção ANL – A Livraria do Futuro

Na Convenção da Associação Nacional de Livrarias, Miriam Leitão afirmou que economistas preveem início de melhoria no desempenho do varejo a partir de setembro deste ano e início de recuperação econômica a partir do ano que vem.

A Convenção ANL ocorreu no dia 24 de agosto e nos trouxe muitas informações para que possamos construir a livraria que queremos para o futuro.

Miriam Leitão apresentou e refletiu sobre dados sobre da atual conjuntura econômica, e nos deu esperanças: a partir de setembro, pode ocorrer um início de recuperação do varejo, e a partir do ano que vem, inicia-se a recuperação da economia do país, que continuará nos próximos anos. Isso foi sinalizado, dentre outros fatores, pela perda de força da inflação, pela subida do índice de confiança do empresário e porque a bolsa de valores, que geralmente antecipa tendências econômicas, prevê melhoria.

Já no painel de Marcos Pedri (livraria Curitiba), Benjamim Magalhães (livraria da Travessa)  e Marcus Teles (livraria Leitura) tivemos três opiniões e reflexões de livreiros sobre como podemos criar essa livraria do futuro. Dentre outros fatores importantes, estão: definição do mix de produtos, reposição rápida, planejamento, organização de eventos nas lojas e tecnologia de sistemas. Importante dado de mercado: a Leitura prevê para 2017 abertura de oito lojas e fechamento de três.

Tivemos também apresentação do GfK sobre comportamento do leitor brasileiro e a presença de quatro autores para discutir a relação deles com leitores – FML Pepper, Léo Bacci (#BomDiaLeo), Marcelo Rubens Paiva e Affonso Romano de Sant’Anna. São estilos de escrita diferentes, mas que já apresentaram muito sucesso nas livrarias pelo Brasil afora. Eles conversaram um pouco o porquê disso.

Chamo a atenção também que a ANL convidou para mediações e apresentações ninguém menos que Mona Dorf!

No encerramento, o presidente da ANL, leu o “manual de boas práticas do setor editorial e livreiro”, que foi entregue às diretorias das entidades de fomento ao livro (CBL, SNEL, AEL e LIBRE), para que o manual seja discutido e possa contemplar reivindicações de todos os setores do nosso mercado.

Neste post temos apenas um resumo do evento. Se você perdeu a convenção este ano, vale muito a pena participar no ano que vem para ter a experiência completa.

P.s.: a seguir, foto de Miriam Leitão autografando o livro que ganhamos no Congresso. Que maravilha de evento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>