Feira do Livro de Frankfurt

Esta semana o Profissão Editor esteve na Feira do Livro de Frankfurt (Frankfurt Book Fair – FBF).
Essa é considerada a maior feira de livros do globo e aqui você encontra editoras do mundo todo.
A feira começa na quarta e termina no domingo. Mas até sexta, há apenas profissionais do mercado. No sábado e no domingo, a feira é aberta ao público em geral.img-20161021-wa0018
img-20161021-wa0019
img-20161021-wa0013
Os principais intuitos da feira são a compra e a venda de direitos autorais, mostrar inovações de mercado, encontrar colegas; tudo recheado de muitas e muito aprendizado.
A principal diferença entre a FBF e uma Bienal do Livro no Brasil, por exemplo, é que a Bienal tem como foco principal vender livros e oferecer eventos ao público leitor; a FBF é uma feira de negócios para profissionais do mercado do livro.
img-20161021-wa0014
A FBF começou na última quarta-feira, mas o trabalho começa antes disso.
Na terça-feira, ocorreu no hotel Steigenberger Frankfurter Hof as reuniões pré-feira.
 img-20161021-wa0015
É muito comum na Feira de Frankfurt a apresentação de livros pelos agentes para venda de direitos autorais a outros países. A maioria das compras ocorrem na própria feira; nelas, costuma-se reunir com os agentes, momento em que vemos quais originais nos interessam para avaliar. Após isso, o agente envia o original por e-mail. Se avaliarmos e o livro nos interessar, podemos fazer uma proposta.
E meses antes é necessário contatar os agentes literários e as editoras estrangeiras para agendar as reuniões. Muitas dessas reuniões são feitas no Agents Center, um andar fechado na feira, em que só entra quem tiver reunião agendada. Outras são realizadas no estande das próprias editoras, mas vale o agendamento mesmo assim.
Passeios
Frankfurt e suas cidades vizinhas têm uma grande oferta de museus, mas eu gostaria de indicar dois, especificamente.
img-20161021-wa0027O primeiro é na própria cidade de Frankfurt am Main, onde nasceu o poeta Goethe. Próxima ao metrô Hauptwache, você encontra a casa de Goethe, onde o poeta viveu. Nela é possível ver o mobiliário da época e – pasmem! – os livros que ele lia. O valor da entrada é 7 euros, mas eles aceitam carteirinha de estudante brasileiro e aí o custo é 3 euros (consulte os valores no site fo museu antes de visitar) .
 img-20161021-wa0017
Outro museu fundamental é o Gutenbrrg, que fica em Mainz (perto da estação de trem Mainz Römisches Theater). Paguei 5 euros na entrada. Nesse museu, pode-se ver desde inscrições em pedra, passando pela escrita copista em pergaminhem e papiros. Vemos também que os tipos móveis foram inventados pelos chineses no século XI e Gutenberg inventou a prensa no século XV. Por falar em prensa, lá você vai ver vários modelos dela (para todos os gostos – risos).
Então, se você é profissional do livro, vale a experiência de vir a FBF.
img-20161021-wa0016 img-20161021-wa0025
img-20161021-wa0024

2 thoughts on “Feira do Livro de Frankfurt

  1. Lira Vargas

    Solicito oportunidade de participar da próxima feira. Em 2015 participei da Book Fair em Miami – FL e fiquei maravilhada. Só Lamentei nao ter stande de autores brasileiros nessa feira. Vendi meus livros aos brasileiros que estavam visitando a feira

    • lindsay

      Olá, Lira.
      Realmente a Frankfurt Book Fair é muito bacana, e sempre tem estande brasileiro da CBL.
      Estou na torcida para que consiga ir na próxima.
      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>