Especificações técnicas para orçamento de gráfica

Mesmo que você não seja produtor gráfico, como editor, muitas vezes você terá de preparar as especificações técnicas dos livros para enviar à gráfica e solicitar os orçamentos para impressão.

puzzlecmyk

 

Vou citar aqui um modelo de especificação explicar, em azul, no que consiste cada item.

 

Especificações técnicas para orçamento de impressão

Tïtulo do livro

Tiragem: 3.000 exemplares (número de exemplares a ser impressos)

 

Miolo (parte interna do livro)

Formato: 16 x 23 cm (os mais comuns são 14 x 21 cm e 16 x 23 cm, por serem os mais econômicos, mas tudo vai depender do seu projeto)

Número de páginas (importante “fechar caderno”, ou seja, o número de páginas ser múltiplos de 4 – porém os mais econômicos são cadernos de 16 ou 32 páginas)

Cor: 1×1, 4×4, 2×2 (1×1 significa 1 cor no livro todo, por exemplo, preto e branco; 2×2 pode significar 2 pantones ou um preto e um pantone, 4×4 pode ser miolo todo colorido)

Papel: Polén Soft 80g/m² (o Pólen Soft é o tipo de papel – aquele mais amarelado, e 80g/m², grosso modo, é a espessura do papel; os mais comuns, além do Pólen, são o Avena e o Lux Cream, também amarelados; o Offset, branco e sem brilho, se assemelha a sulfite; e o Couché, que é ótimo para impressão de imagens, é branco  – pode ser fosco ou brilhoso – e apresenta mais lisura que o Offset e o Pólen)

 

Capa

Brochura com orelhas ou sem orelhas | Capa dura | Capa flexível com ou sem orelhas
Brochura é aquela capa mais flexível, maleável, e pode ser feita com ou sem orelhas (aquela parte dobrada para dentro). A capa dura é revestida de papelão, para dar a firmeza. A capa flexível, intermediária entre a brochura e a dura, é feita em papel mais firme, e tem folhas de guarda que grudam a capa do livro ao miolo.

Formato: 16 x 23 cm (fechado)

Orelhas: 8 cm cada (importante especificar a largura das orelhas)

Cor: 4×1 (frente: CMYK | verso: pantone)

Aqui a frente da capa é colorida e o verso é um pantone. Mas poderia ser 2×1 (frente: dois pantones e verso um pantone ou preto); as variações são inúmeras.

Papel:
Cartão 250 g/m² (o mais comum para capa brochura)
Capa dura com papelão de 2 mm de espessura e papel couché 150 g/m², folhas de guarda em vergê 180 g/m² (há várias espessuras de papelão, que é o que dá a firmeza da capa dura; o couché seria o papel onde seria impressa a arte da capa, e as folhas de guarda são aquelas que unem a capa dura ao miolo, são coladas à capa e à primeira página do livro)

Cor da folha de guarda (se for capa dura): 1x0 (só precisamos imprimir o lado aparente, não o que é colado à capa)

 

 

Acabamento

Laminação fosca frente total + alto-relevo seco + reserva de verniz (laminação pode ser brilho ou fosca; sem laminação, a impressão fica craquelada e não dura muito tempo; relevo pode ser alto (para cima) ou baixo; reserva de verniz é usada quando fazemos uma laminação fosca na capa e queremos brilho em locais específicos: título, por exemplo)

Miolo com 1 dobra, encadernado, alceado e costurado; capa com 4 dobras paralelas, 2 vincos e lombada hot melt; refile.

ou

Miolo com 1 dobra, encadernado, alceado e colado com PUR; capa com 4 dobras paralelas, 2 vincos e lombada; refile.

A PUR é uma cola muito mais resistente que a hotmelt e o custo fica menor do que costurar e colar.

Acondicionamento

Shrink individual (proteção livro a livro) ou coletivo (alguns livros)

Acondicionamento em caixas de papelão (ou embalagem em papel kraft)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>