Dica cultural – O mestre dos gênios (Genius)

Baseado no livro Max Perkins – Um editor de gênios, ao autor Berg, A. Scott, o filme O mestre dos gênios conta a história do editor de F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Thomas Wolfe.

Screen Shot 2017-03-01 at 12.18.02

Colin Firth e Jude Law atuando como Max Perkins e Thomas Wolfe

O filme se passa no final da década de 1920. Os autores Fitzgerald e Hemingway aparecem rapidamente no filme, que é centrado no relacionamento entre Perkins, editor da Scribner, e o escritor Thomas Wolfe.

No filme, Max já havia publicado os autores F. Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway, e recebe o manuscrito de Wolfe, o qual havia sido rejeitado por outras editoras de Nova York.

Claro que a indústria do livro mudou muito desde os anos 1920, mas vemos alguns pontos similares e é muito bacana entender como funcionava a editoração àquela época e suas grandes diferenças em relação ao século 21. No filme, Max e Thomas demoram mais de dois anos para editar um original; quem dera tivéssemos esse tempo hoje em dia!

O trabalho que os dois – Perkins e Wolfe – fazem com os livros do autor mostra a relação autor–escritor, também um tanto diferente da que vivemos atualmente, porém com algumas similaridades. Perkins materializa aquela figura do editor que vive para seus autores, para que “bons livros cheguem aos leitores”, aquele editor cuidadoso com cada palavra e apaixonado pelo que faz (muita gente que está lendo este post se identifica com Max, não é?).

O filme mostra que Wolfe chegou a entregar um manuscrito de 5.000 páginas para Perkins, que trabalhou incansavelmente com o autor para que “apenas a história” chegasse ao leitor, sem tantos floreios.

Apesar de Max ser muito importante para que os livros fiquem bem melhores, como bom editor, ele prefere ficar nos bastidores, pois acreditava que deveria ficar anônimo para manter seus autores desfrutassem do sucesso.

Este é o livro que originou o filme:

max perkins

 

 

 

 

 

 

Veja o trailer do filme do filme, que você pode assistir também pela Netflix:

Saiba mais sobre o filme Genius em: http://www.imdb.com.br/title/tt1703957/?ref_=nv_sr_1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>