Dica cultural – Abstract: The Art of Design

Não é novidade para ninguém que o design faz parte do mundo do livro, mesmo para quem não trabalha diretamente com isso.

Designer ou não, confira esta dica cultural: a série original Netflix Abstract: The Art of Design.

Abstract

A proposta do documentário Abstract: The Art of Design é mostrar o processo criativo – e o que interfere nele – de grandes designers. E demonstra o quanto o design interfere na vida de todos (sem que sequer percebamos).

São 8 episódios, entre 42 e 48 min. cada um, os quais tratam das seguintes temáticas:

  1. Christoph Niemann – Ilustração
  2. Tinker Hatfield – Design de tênis
  3. Es Devlin – Cenografia
  4. Bjarke Ingels – Arquitetura
  5. Ralph Gilles – Design de automóveis
  6. Paula Scher – Design gráfico
  7. Platon – Fotografia
  8. Else Crawford – Design de interiores

Apesar de todos serem extremamente interessantes, eu elencaria, em ordem de importância, 2 episódios fundamentais para quem trabalha com livros:

Paula Scher – Design gráfico;

Christoph Niemann – Ilustração.

E se pudesse incluir mais dois, eu colocaria o de fotografia e arquitetura. De qualquer forma, o melhor é assistir a todos.

Uma das maiores designers gráficas do mundo, Paula Scher é sócia da empresa Pentagram e sua especialidade é a tipografia – ela cria tipografias magistralmente. Scher desenvolveu branding, identidade visual, materiais promocionais, gráficos, designs de embalagens para uma ampla gama de clientes, dentre eles: The Public Theater (logo no início da carreira), Bloomberg, Microsoft, Coca-Cola, Parque High Line, Jazz Lincoln Center. No episódio sobre Paula Scher, veja um pouco sobre o processo criativo dela, como eles criam tipografia e peças, e o dia a dia da agência Pentagram.

Christoph Niemann é ilustrador das capas da revista New Yorker, e também já apareceu nas revistas Wired e The New York Times Magazine. Dentre seus clientes estão Google, St. Moritz, LAMY, e The Museum of Modern Art. Niemann é autor de alguns livros, e mantém no Instagram o trabalho Abstract Sunday, um projeto de visual storytelling.

A produção dos episódios também está sensacional. Vale a pena conferir.

Veja o trailer da série:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>