Editor: Quem somos, o que fazemos, onde vivemos.

Quantas vezes, nós editores, nos deparamos com a pergunta: “Você faz o quê”? “Corrige livros?” “Mas você que desenhou toda essa capa aqui?”.

A profissão de editor vai muito além da revisão, capa, diagramação e todos os processos editoriais que envolvam a produção de um livro. Digo mais, a profissão de editor vai além da jornada de trabalho estabelecida – seja ela de quatro, seis ou oito horas. Ser editor é um estilo de vida, é estar atento a tudo que acontece ao seu redor.

Ser editor é se envolver em cada processo; é ter uma visão sistêmica de tudo que envolva a editora e conseguir transformar fatos, tendências e originais em livros que ofereçam lazer, cultura, entretenimento ao seu público e, claro, é fazer livros que vendam.

Embora a visão global seja característica fundamental para um bom editor, muitas empresas segmentam essas funções. Conheço muitas editoras, por exemplo, que têm um editor para área de aquisições, ou seja, editores que possuem seu escopo na busca de originais nacionais e internacionais e estudem a publicação desses de acordo com a linha editorial vigente; editores que cuidam do texto, aqueles que, portanto, focam em processos de tradução, preparação de texto e revisão e outros editores que trabalham com o design geral do livro, no projeto gráfico, escolha de papéis e com todos os processos artísticos da produção do livro, os chamados editores de arte.

Embora essa segmentação de funções seja recorrente, insistimos em dizer que para ser editor é necessário ser imbuído desse espírito até ao pegar transporte público. Ao ouvir conversas de gostos e tendências entre as pessoas, você já estabelece um público-alvo e pode tirar dali uma temática para um novo livro de sucesso. Os processos editoriais são a parte empírica – e podemos julgar ser até a mais fácil – de toda uma pesquisa diária, informal e necessária para entender o que está na boca e na mente de nossos leitores!

No final, ser editor é entender e atender aos nossos leitores com processos de qualidade, respeito e ética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>