Pesquisa: Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro

Pesquisa indica que setor editorial foi afetado pela crise econômica.

 

A pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro “é uma estimativa, elaborada a partir dos dados de uma amostra de editoras, da performance do setor editorial num determinado ano”. A pesquisa é realizada pela FIPE e encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, e ocorre desde a década de 1990.

Hoje estivemos na livraria Martins Fontes da avenida Paulista e assistimos à apresentação da edição ano base 2015 (os dados são comparados com os de 2014).

Essa amostra é feita a partir da resposta das editoras ao questionário. Nessa edição, apenas 30% das editoras participaram.

Dessa amostragem, tiramos os seguintes dados (bem resumidamente):

  • O número de títulos sofreu redução em 13,81%;

  • o número de exemplares produzidos em 2015 foi 10,87% menor do que em 2014 (produzimos menos 54,6 milhões de livros em relação ao ano anterior);

  • o número de exemplares vendidos caiu em 10,65%;

  • o faturamento diminuiu em 3,27%.

A redução drástica do número de exemplares produzidos deve-se, em boa parte, à produção de livros infanto-juvenis (segundo a dra. Leda Maria Paulani, coordenadora da pesquisa, devido a não ter havido edital do PNBE no ano passado). A queda de quase 20% na produção de obras gerais também colaborou para o decréscimo no número de exemplares produzidos. Já o faturamento de livros vendidos pelo PNLD aumentou em 15% (devido a edições anteriores).

Na produção por área temática, chama muito a atenção o boom no número de exemplares de artes de 2014 x 2015: de 519.344 para 7.119.870. Isso se deve à febre dos livros de colorir que ocorreu no ano passado.

No site da CBL, você pode acessar desazadamente a pesquisa:

Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>