Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

(por Larissa Caldin)

“Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar”.

Enquanto ainda não é possível a idealização de Monteiro Lobato, fomos conferir um espaço dedicado aos pequenos.

Dia 11 de junho fomos ao Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. O evento iniciou no dia 8 de junho e terá sua exposição até o dia 19 junho no Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro.

A edição deste ano recebe a Espanha como país convidado. O país tem um estande com a exposição de livros infantis e juvenis e um espaço para os autores convidados. No dia 11 estavam presentes Alfredo Gómez Cerdá, Maitê Gurrutxaga, Ledicia Costas, Gemma Liens e a Maite Carranza.

Diversas editoras brasileiras têm estandes voltados para a comercialização de seu catálogo infantojuvenil. Marcaram presença editoras como Companhia das Letras, Martins Fontes, Record, Saraiva, Melhoramentos e Globo – entre outras. Cada uma tem um escopo diferente, alguns mais para infantis e outros juvenis.

 Estande da Record focava mais no público jovem.

Além dos estandes das editoras, há espaços com puffs e livros espalhados para palestras, clubes de leitura e encontros. No dia 11, nomes como Pedro Bial, Ziraldo e Fernando Vilela ministravam palestras. Notamos que esses espaços estavam bastante ocupados, embora o restante da feira, nesse dia especificamente, não estivesse tão movimentada.

 Espaços para palestras, leituras e encontros

Muitos espaços destinados a leitura e encontros para crianças e adolescentes eram preenchidos por adultos que demonstravam reais interesses pelas palestras dos autores e dos ilustradores. Além desse público, notamos muitas famílias e algumas excursões de escolas públicas.

Ao final do evento, as crianças e os adolescentes de até 18 anos podem escolher dois livros entre os disponíveis para levar. A ideia é que o contato desse público com os livros permanecesse após o evento.

O evento ocorrerá até o dia 19 de junho. Aconselhamos a todos que tiverem disponibilidade que visitem e confiram a produção incrível de livros infantis e juvenis do mercado editorial brasileiro atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>