Dica Cultural: Passeio Literário pelo Rio de Janeiro

(por Larissa Caldin)

Semana passada o Profissão Editor esteve no Rio.

Decidimos fazer um tour literário pela cidade maravilhosa.

Começamos o tour pela Academia Brasileira de Letras. Tivemos a sorte de pesquisar e descobrir que naquele dia teria uma visita guiada pela nossa sede do “Petit Trianon”… e que boa sorte!

A visita foi diferente de qualquer visita guiada que já fizemos. Três atores conduziram o passeio com interpretações e números musicais. Pode parecer estranho, mas os atores estavam vestidos com trajes da época e interpretavam de forma impecável, conseguindo levar o público àquelas épocas da fundação do prédio.

 Academia Brasileira de Letras

No saguão principal conhecemos a história da fundação do prédio, a partir dos esforços de Lúcio de Mendonça, como instituição privada independente. Levaram-nos, então, para a sala de Machado de Assis onde se pode ver sua escrivaninha e alguns pertences como o tinteiro e o famoso Pince-Nez.

Machado e seu Pince-Nez

Visitamos outras salas como a sala do chá; a sala de posse, onde os atores contaram diversas histórias e curiosidades sobre o ritual, trajes e discursos.

Para quem tiver curiosidade, é interessante ler o discurso de Machado de Assis em sua posse.

As visitas guiadas acontecem todas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h00 às 15h00. É necessário se inscrever por telefone até uma hora antes.

Da ABL caminhei para a gigantesca Biblioteca Nacional. A visita guiada começava às 15h00, então consegui acompanhar boa parte. A biblioteca se caracteriza por ser a mais antiga instituição cultural brasileira, com um acervo em torno de 9 milhões incluindo obras raras.

Biblioteca Nacional

Nota-se que uma das principais atividades da Biblioteca Nacional atualmente é a digitalização das obras visando a preservação e a atualização do acervo. Embora ainda seja uma parcela pequena de obras digitalizadas, a BN tem se debruçado nos últimos anos para esse trabalho.

A arquitetura do local é um show a parte. É um marco da arquitetura neoclássica, com alas simétricas com torreões e janelas marcantes, vitrais coloridos, escadarias e claraboias de cair o queixo.

Arquitetura Biblioteca Nacional

A visita guiada é realizada de segunda a sexta-feira, às 11h00 e às 15h00 em português, e às 13h00 em inglês. Não é necessário agendamento.

Outros passeios que fizemos e indicamos: Biblioteca Parque Estadual no centro da cidade, a qual conta com uma programação rica para toda a comunidade e a visita em algumas livrarias como a Argumento no Leblon, Blooks em Botafogo e Travessa em Ipanema.

Biblioteca Parque Estadual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>