Bibliografia básica para o revisor

Para revisar, preciso consultar algum livro ou dicionário?

Hoje vamos dar dicas de bibliografia básica para revisor.

Dicionário é o que há de mais básico para se revisar um texto. Os mais usados são o Houaiss e o Aurélio. Porém, como atualmente revisamos no computador (no nosso caso, há muito tempo não revisamos no papel), é mais prático utilizar dicionários eletrônicos (os dois últimos são para textos traduzidos):

Para textos traduzidos, além dos dicionários, o site Linguee também ajuda a tirar dúvidas. Esse site é um dicionário, mas nele você também tem acesso a aproximadamente um bilhão de palavras ou trechos traduzidos por outras pessoas.

Fundamental também é a consulta no Volp e ler por completo o texto do acordo ortográfico vigente.

Além dos dicionários e do Volp, é importante estar munido de bons dicionários de regência, como os do Celso Luft e os do Francisco Fernandes:

Os livros (a seguir) do Aristides Coelho Neto, Francisco Wlasek Filho e Henry Saatkamp não são fundamentais, mas é interessante ler para entender os diferentes pontos teóricos acerca da revisão em diferentes momentos.

Além da revisão é de 2008 e traz um panorama bem completo do assunto.Técnicas de preparação de originais e revisão de provas tipográficas é de 1977 e traz até mesmo as marcas de revisão usadas no papel (é um bom panorama histórico). Já O livro: preparação e revisão de originais data de 1996 e traz também algumas questões de editoração, para contextualizar a revisão. Esses dois últimos livros estão esgotados e só podem ser encontrados em sebos.

Muitas editoras têm o próprio manual de estilo, mas algumas não o têm ou querem complementar o seu manual. Nesses casos, às vezes, utilizam-se de manuais de estilo e redação de grandes veículos, como Estadão e Folha:

Claro que não demos conta aqui de toda a bibliografia básica para um preparador e revisor de textos. Então, se puder, contribua e complemente nosso post com seus comentários nas nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>