Bibliografia básica para diagramação

Hoje vamos dar algumas dicas de livros essenciais para entender teoricamente como é feita uma diagramação e aprender a utilizar tipografias, vetores e outros elementos.

O meu primeiro contato com livros nessa área foi o Pensar com tipos, da Ellen Lupton. O livro dá uma abordagem teórica da tipografia, passando por questões para refletir. O estilo é bem didático, porém a leitura é fluída e fácil.

O curso de design gráfico: princípios e práticas, de autoria de David Dabner, Sandra Stewart e Eric Zempol, é outro exemplo de bibliografia básica para quem está começando. O livro é quase um guia para estudantes e profissionais da área, todos os capítulos possuem exercícios e questões. É um excelente livro para quem está estudando ou pretende relembrar alguns conceitos.

Um dos meus livros preferidos é História do design gráfico, escrito por Philip B. Meggs. O livro é considerado a “bíblia do design”. Embora seja um conteúdo mais denso, traz uma abordagem histórica sobre o assunto.

Fazer um bom briefing pode ser o diferencial para o trabalho do designer. O livro Briefing: a gestão do projeto de design, de Peter L. Phillips, ensina como fazer um bom briefing, o que essencialmente precisa ser dito, o que é desnecessário, a necessidade de um esboço de todos projetos entre outras temáticas relacionados ao processo de “brifar”.

Por fim, um livro que eu já considero mais avançado, devido a temática, é oGrid: construção e desconstrução, de Timothy Samara. Embora seja um assunto mais específico, o livro é importante por trazer tanto uma abordagem teórica do grid e uma parte mais prática. O interessante é que o autor segue dois caminhos:  a da construção e a da desconstrução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>